sábado, 16 de novembro de 2013

Exercício longo de sábado e a planilha de treino semanal

*
Eu resolvi que aos sábados pela manhã quero fazer uma caminhada longa... me lembro que no dia do meu teste ergométrico (ainda falo sobre ele), meu cardiologista falou que era muita audácia da minha parte querer correr depois de passar mais de 15 anos sedentária e aproximadamente 13 anos consecutivos fumando... e eu que tinha lido/ouvido que nunca poderia fumar na minha vida por ter uma arritmia cardíaca (também vou falar sobre isso num outro post), descobri que além de estar habilitada pra começar a praticar corrida, estava querendo dar passos maiores do que as pernas...

abre-se um parentese importante:

talvez quem sabe por receber essa informação má administrada por parte de duas fontes... e por isso eu faço aqui essa deixa: quem avalia exame é o médico que solicitou ele, isso tem que ser feito pessoalmente, numa consulta de retorno, é preciso que, para fazer um diagnóstico, haja uma conversa entre paciente e médico que mostre as causas de supostas anomalias reveladas por um exame, isso só é possível numa longa conversa... não façam como eu, não permitam que a ansiedade levem vocês à informações má conduzidas... isso é um perigo não só para o corpo, mas principalmente pra cabeça...

fecha parentese...

... estava querendo correr a ponto de mostrar pra mim mesma que a asma não poderia me impedir, quando na verdade ela pode me impedir sim, e por isso é preciso tratá-la, contudo, o maior problema nem é a asma em si, mas um conjunto de fatores: a asma induzida por exercícios, o longo tempo sedentária, o longo tempo fumando e a falta de carboidrato no corpo (em função da dieta)... Foi quando ouvi do cardiologista que começar correndo podia não ser uma boa ideia, que resolvi tirar um dia da semana pra fazer uma caminhada longa e melhorar minha resistência física... Foi então que escolhi o sábado pra isso... 

No sábado passado caminhei por aproximadamente 12 km, mas fiquei indisposta demais ao longo do dia e com bastante dor, por isso hoje preferi diminuir.. fiz 9 km sendo que em 7 km cumpri uma série de 5 min. de caminhada constante por 30 seg. de corrida leve... é muito pouco pra quem já está acostumada a correr e faz longas distâncias em tempos curtíssimos, mas acreditem, conseguir cumprir um treino desse, pra mim, é como um milagre!

Desde que comecei à participar do Centro de Promoção da Saúde (CPS) da RN Saúde (falarei sobre isso também, num outro post), faço treinamento funcional duas vezes na semana, daí com a caminhada longa de sábado me sobram 4 dias, desses, num eu descanso, e nos outros 3 faço um treino curto de 2 min. de caminhada por 30 seg. de corrida 12 vezes...
Percebi que está difícil e desconfortável forçar a barra pra prolongar o tempo correndo ininterruptamente sem desencadear crise de asma (geralmente isso acontece ao final do segundo ou do terceiro minuto), então preferi algo que me deixasse confortável e que fosse possível de concluir... acho que por enquanto essa sequência de intervalo está boa, tanto para os treinos curtos quanto para o treino longo de sábado... vou manter assim por mais uma semana...

Enquanto eu caminhava... por volta do km5 ... 

Planilha de treino da semana de 10 à 16 de novembro à ser mantida:

Dom - Treino curto 120seg x 30seg - 12x
Seg - Treinamento funcional
Ter - Treino curto 120seg x 30seg - 12x
Quar - Treinamento funcional
Qui - Treino curto 120seg x 30seg - 12x
Sex - Descanso
Sáb - Caminhada longa 5min. x 30seg. - 7km

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário!