sábado, 6 de setembro de 2014

Joelho ferrado, diagnóstico e tratamento

Não sei se lembram, mas em dezembro do ano passado fui diagnosticada com condromalacia patelar e tratei com anti-inflamatório e fisioterapia... contei um pouquinho aqui... Fiquei bem... as dores passou e etc...
Acontece que em meados de julho deste ano a dor voltou com força total no joelho direito... principalmente nas aulas de treinamento funcional, quando eu executava movimentos de agachamento, afundo e avanço e eu voltei no meu ortopedista... dessa vez ele resolveu pedir uma ressonância magnética e o resultado foi esse:




Quando meu médico leu tudo isso até soltou um palavrão... foi engraçado e assustador ao mesmo tempo... mas eu só tive medo de não poder correr... acontece que como a corrida não causa dor, ele não me proibiu de correr, nem de pedalar... enfim... me liberou a fazer todos os movimentos que não provocam dor no joelho... o que rodou nessa foram os exercícios "a fundo" e "avanço"... esses ele me proibiu de fazer...

Como tratamento o médico indicou fortalecimento do V.M.O (vasto medial oblíquo) no treinamento funcional e saché de condroflex pra melhorar a cartilagem dos joelhos... ele não sabe ainda, se vale uma cirurgia pra resolver o problema da patela alta... disse que conversaria com alguns "joelheiros" por aí e entraria em contato comigo, mas isso ainda não aconteceu (inclusive meus exames estão com ele). Não indicou fisioterapia ainda, disse que quer ver minha evolução com as indicações acima e se fosse o caso num segundo momento me encaminharia, caso necessário...

Comecei o tratamento específico para fortalecimento do VMO com o Leo, educador físico que já é meu treinador de corrida, no dia 07 de agosto, ou seja, estou indo pra quinta semana de treinamento específico e iniciei o condroflex no dia 14 de agosto... 
Durante o treinamento o Leo descobriu que eu faço o movimento de agachamento de forma errada, e isso tb pode causar dores... estou começando a agachar do jeito certo, mas ainda faço o movimento com muita insegurança...
Há mais ou menos duas semanas as dores diminuíram no que se refere a algumas atividades do dia-a-dia, como descer escada, subir no ônibus usando a perna direita para alavancar, etc... mas o joelho ainda não estou com ausência total de dor... 

A pedido do meu amigo e ex fisioterapeuta Leonardo Daiola, uma vez por semana venho dar notícias dos joelhos... sábado que vem falo sobre alguns dos exercícios que estou fazendo com o Leo para fortalecimento do V.M.O.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário!