quinta-feira, 10 de julho de 2014

Meus primeiros 5km!

*
Cara... não sei por onde começar... mas se quiserem permanecer saibam que o post é loooongo!

Acho que posso começar dizendo que apesar dos pesares foi muito, MUUUITO BOM!!!
Imitando o jeitinho da minha amiga Daniela Mendes , vou descrever minhas sensações por quilometragem...

Pré Corrida - A solidão!:
O ambiente pré corrida é muito legal, exceto pela música dance-pop-atual-mega-chata;
Cheguei bem cedo pra porque não sabia como a coisa funcionava... como eu fui sozinha, fiquei com medo de me embananar e fazer rannice, então cheguei uma hora e meia antes da largada... acho que fui uma das primeiras inscritas a chegar porque a maioria do pessoal que estava lá era da organização...
E aí entra em cena a primeira dificuldade que vivi: solidão!
À medida em que as pessoas chegavam eu ia me sentindo cada vez mais sozinha... porque a maioria delas chegavam com equipes, famílias, amigos... e eu cheguei com ninguém e assim fiquei por muito tempo... Confesso que nesse momento me senti muito mal... antes de sair tive esperança de que meu marido demonstrasse o mínimo de interesse nesse momento que seria tão importante pra mim... mas neca... eu sei que se eu tivesse pedido pra ele ir, ele iria... mas não era isso que eu queria... eu queria que ele tivesse interesse... sabem? Sei que as mulheres que estiverem me lendo me entenderão... fiquei magoada com ele (aliás, ainda estou)... marido e eu prezamos muito a individualidade no  casamento, mas acho que isso já passa da individualidade pro individualismo e não concordo que um casamento possa dar certo dessa forma... enfim... sei que ele não vai ler esse post mesmo (porque ele não se interessa), então fica isso apenas como um desabafo!
Passou um tempo e a Fia, que ia caminhar por ali perto, chegou e me fez companhia até a largada! Fiquei feliz porque ela dedicou um pouquinho do tempo dela pra me fazer sentir melhor! TE AMO FIA! :)
Percebi o quanto uma equipe faz falta... não pelo quesito "treino", porque o Leonardo Oliveira sempre esteve a minha disposição desde que comecei a tratar minhas patologias todas e caí no CPS, mas sim pelo lado emocional mesmo... é muito ruim a gente se sentir só! mas ok... superei a solidão e não desisti... talvez porque a Fia tivesse ficado um tempinho comigo, por eu ter visto alguns amigos chegando e também por eu ter conhecido a Grazielle Pedroso... e esse último talvez até merecesse um post a parte!
Ahhh, um pouquinho antes da largada, o Seu Luis, que fazia parte da organização do evento, me viu chorando (o momento em que estava muito magoado por marido não ter se interessado em me ver correr), e parou o que estava fazendo pra me dar atenção... me deu dicas de como manter o ritmo e foi super fofo comigo... Nesse momento pensei que o universo quis me fazer um carinho... e o recebi de bom grado! :)

Minha camiseta da corrida autografada pela Grazielle Pedroso pouco antes da largada


Largada - Que divertido!:
Cara que doideira a largada... achei tudo muito divertido... o clima é gostoso e a organização nesse ponto do evento estava perfeita... não faltou informação... não faltou apoio... era impossível se sentir perdida... me encantei mais ainda com esse mundo das corridas e acreditei que queria fazer parte daquilo pro resto da vida!

Km 1 - Quase morte!:
O primeiro quilômetro foi como sempre é: achei que ia morrer de falta de ar, rs!
Nos meus treinos intervalados planilhados pelo Leo eu sempre chego a 2,5km, e por causa da asma a evolução é muito muito lenta... até aquele momento meus treinos estavam em 10x de 1,15min. de trote por 45seg. de caminhada... no dia da corrida programei o runkeeper pra fazer 1x1 porque imaginei que seria um ritmo confortável pra mim (e foi mesmo). Sempre no km 1 eu desencadeio asma induzida por exercício e sofro bastante, mas continuo porque sei que no começo do km 2 isso passa... 
O problema maior é que esse primeiro quilômetro era uma ladeira de médio porte (não sei como classificar ladeira no quesito elevação, então essa tinha elevação média, rs) e acho que isso agravou a coisa... nesse km eu mais caminhei do que corri!

Km 2 - Uhuuuu!:
Foi o melhor km no que se refere à desempenho... encontrei uma mocinha que trotava num ritmo muito fraquinho e percebi que ela conseguia manter isso por muito tempo (ela tb caminhava e trotava, como eu... quando vi isso parei de me sentir um E.T)... resolvi acompanhá-la no trote curto e fraquinho e foi nesse momento que consegui fazer 4 minutos direto, sem precisar parar pra me recuperar da AIE (asma induzida por exercício)... me senti MA.RA.VI.LHO.SA nesse momento... poucas pessoas vão entender isso, e vão achar que 4 minutos não é nada... mas só eu sei o quanto isso é difícil pra mim, e o quão bom foi conseguir isso!

Km 3 - Pára tudo!
Nesse km a mocinha que eu estava acompanhando parou e se estirou no chão ... tinha uma outra mocinha junto com ela que parou também e ficou massageando-a... pelo jeito da massagem chutei que o problema era câimbra, segui sozinha e à partir daqui não consegui mais fazer 4 minutos de trote... mas cheguei a fazer 2 minutos por várias vezes... Foi um trecho muito sofrido... era uma subida... minhas pernas já doíam... passei pela minha filha e segui em frente... mas confesso que passando pela largada e vendo que muita gente já havia concluído o percurso me deu desânimo... quis parar tudo! não parei!

Km 4 - Solidão again!
Nesse momento a dor no corpo era gigante, quase insuportável... Olhei pra trás e não vi ninguém... Olhei pra frente e não vi ninguém... me senti sozinha de novo... mas dessa vez não quis parar porque faltava pouco...
Aqui um problema: organização...
Acho que o pessoal da organização do evento achou que tinha acabado e a partir desse km já não tinha mais escolta da Guarda Municipal... comecei a disputar o espaço com os carros... foi muito complicado... a vantagem é que eu corri um pouco melhor querendo sair logo daquela situação... fica a dica pro pessoal da Personal Run: manter a escolta até o final do prazo dado no regulamento! Eu era a penúltima, ok! mas isso significa que tinha outra não escoltada atras de mim e nós duas estávamos dentro do prazo determinado no regulamento... enfim! mas queria deixar claro que só tenho essa crítica a fazer... no mais, a galera do Personal Run foi show!

Km 5 - Morta com farofa... Misto de sentimentos!
Quando eu entrei no km 5 os sentimentos se misturaram... eu estava com muita dor no corpo todo, incrédula de ter conseguido chegar até ali (PUTAQUEOPARIU! Consegui chegar até ali!!!), cansada demais (não era mais AIE, eu estava ofegante de cansaço mesmo), feliz feliz feliz... com uma sensação de querer fazer aquilo de novo de novo de novo pro resto da vida!!!

Chegada - Chorando HORROOOORES!... procurando alguém!
Quando vi a linha de chegada comecei a chorar muito... isso fez com que eu diminuísse o ritmo, mas eu precisava daquele choro... foi um choro misto, sabem?
Chorei por ter cometido a burrice (e ingratidão a minha mãe) de ter fumado (muito) por 13 anos (um dia conto sobre a ingratidão a minha mãe)!
Chorei por ter me permitido chegar aos 72 quilos um dia!
Chorei por estar magoada com meu marido por ele ter me feito sentir sozinha, desamada (mesmo que só por alguns instantes)!
Chorei pelos amigos que fiz ao longo desse processo e que me incentivaram a correr!
Chorei por lembrar do médico que disse que eu nunca ia poder correr por causa das arritmias cardíacas que tinha!
Chorei pelas arritmias cardíacas que tinha!
Chorei por me sentir limitada e não conseguir correr como todo mundo corre!
Chorei por me sentir MA.RA.VI.LHO.SA e conseguir correr de alguma forma, mesmo que não seja da forma como tudo mundo corre!
Chorei por conhecer a Grazi!
Chorei porque naquele momento eu entendi porque escolhi parar de fumar!
Chorei porque descobri que eu posso mais do que aquilo que eu achei que podia! Apesar das minhas limitações eu não tenho limites! Posso "voar num limite improvável" (by irmãos velozo)! EU POSSO!
Depois de passar a linha de chegada procurei pela Fia, ou por qualquer pessoa conhecida... mas fiquei rodopiando em vão por um bom tempo até achar a Grazi... fiquei tietando a moça um pouquinho e logo fui embora com a Fia!

Ao final da corrida, com a Grazi, que ficou em 3º lugar! Muito diva ela!

Enfim... FOI BOM! FOI ÓTIMO! FOI LINDO!
E se resultado importa, terminei em penúltimo lugar e fiz o percurso em mais ou menos 43 minutos!

AGRADECIMENTOS:
- Ao Luis, meu fisioterapeuta e amigo, que me incentivou a participar desse evento... não fosse por ele eu ainda estaria me limitando!
- Ao Leonardo Daiola - meu outro fisioterapeuta, que um dia cuidou de mim, e do jeito esquisito dele, acreditou que eu podia!
- Ao Seu Luis, que o universo me mandou de presente no momento pré largada!
- A Fia, que tirou um pouquinho do seu tempo pra me fazer sentir amada no momento pré largada!
- As amigas: Glendha Luz, Marcia Carvalho e Taciene Padua... só por elas existirem e porque é uma delícia dar um abraço apertado nelas!
- A Daniela Oliveira e a Vania, que eu quero que venham correr também! :) !
- Aos meus treinadores físicos de treinamento funcional e mix, respectivamente, Davi e Reginaldo Damião, por me ajudarem a ficar mais forte fisicamente!
- Ao meu treinador de corrida e treinamento funcional... aquele que foi o primeiro a acreditar que era possível, que desde o início é o responsável pelas minhas planilhas e sempre respeitou minhas limitações, sem me limitar, Leonardo Oliveira!
- A Grazi Pedroso por, além de me dar a maior força, ter sido tão fofa! Autografou minha camiseta, tirou foto comigo, me deu várias dicas e se tudo isso não bastasse, me dedicou seu troféu! Valeu Grazi! Por tudo!
- A equipe de saúde que me cuida: Denilton, cardiologista; Divaldo, ortopedista; Maria Helena, pneumo e Dani Milani nutricionista (e corredora também :) ) , só pelo fato de me cuidarem... isso não é pouco!
- A minha amiga sublime, Daniela Mendes... foi por causa dela que eu quis saber que barato era esse de correr... e soube! Foi ela que me orientou a procurar um cardiologista antes de sair correndo e foi ela a primeira a ver meu holter e e a me alertar de que havia alguma coisa errada... por causa disso, depois de um pequeno surto, eu fui cuidar da minha saúde e mudei meus hábitos buscando uma vida mais saudável... Valeu mesmo Dani!

Até os próximos 5km!

Um comentário:

Obrigada por deixar seu comentário!